29 de setembro de 2011

Paralelamente...

Ouvia vozes próximas de nós. Vez ou outra, alguém com um cão chegava tão perto que, o animal farejava nossos pés. A praça ficava tão linda a noite, com as árvores centenárias querendo nos amedrontar. Compramos bobeiras para comer. Abrimos a variedade ali mesmo num banco, eu ria bebendo Yakult, sempre com aquela voz sussurrando que eu deveria parar de comer. Tenho evitado espelhos, balanças nem pensar...

_Qual é o seu objetivo agora?
_Estudar para passar no Enem... - respondi, sem saber como iniciamos o assunto.
_Vih, como você pode ser tão básica? "Para passar no Enem" -disse ele me remendando com uma voz tão fininha que, não pude evitar de rir - Só isso é muito vago. Qual curso você quer?
Pensei, já repeti esta resposta tantas vezes que, saí automática:
_Psicologia...
_Então! - Gesticulava muito parecendo um irmão mais velho dando conselhos. - A partir de agora, diga assim: Meu objetivo é estudar para alcançar a maior nota que eu puder no Enem, para então cursar psicologia na melhor faculdade. 
Observei em silêncio um casal passar diante de nós. Ele achou que podia continuar:
_Você fala como se já tivesse reprovado. É tão conformista, você não tem sonhos...

Senti vontade de mandá-lo calar a boca! Entretanto eu sorri. A verdade antes de me regenerar, me destrói.

_Tenha um foco, Vih! - percebi o tom de súplica na voz do meu amigo - Deixe de viver paralelamente o passado, larga essas duas vidas, pois não há como sustentar ambas ao mesmo tempo. 

8 comentários:

  1. Em partes serviu pra mim também, meu objetivo é/era estudar para me dar bem no enem.

    Gostei.

    http://amar-go.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Bom saber que logo ganharei mais uma colega de profissão!
    Não sei se o jeito que seu amigo fala me agrada apesar de conter certas verdades...
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  3. oi linda, tava com saudade de ler teu blog. psicologia realmente é muito legal, no curso que eu faço (magisterio) tem psicologia e eu adoro ^^
    também vou estudar para o enem, mas termino o curso só no ano que vem, pq são 4 anos de duração, entao, mesmo se eu passasse, nao poderia assumir =/ enfim, o que vale é fazer...apesar de que com a vontade de viver que eu to ultimamente... u.u
    bom linda, força pra ti sempre, se cuida, beeijos :*

    ResponderExcluir
  4. Só quem nos quer bem diz coisas assim. Quem não se importa se contenta com qualquer resposta.

    Amigo querido esse teu.

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  5. Oi!

    Lendo o texto,percebi q tô pior q vc,pq nem sei o q cursar.Estou como folha seca no vento!
    Na verdade os cursos q eu gostaria de fazer não estão disponíveis na rede pública da minha cidade,e isso me deixa aérea.

    Já ouvi algo parecido recentemente:
    -Você parece não ter vontade de viver.
    -...

    Beijinhos ^^

    ResponderExcluir
  6. Amigos que nos impulsionam.... Esses valem a pena!

    (*=

    ResponderExcluir
  7. Que linda profissao. Quando prestei vestibular fiquei em duvida entre esta e fonoaudiologia, acabei optando pela segunda, mas hoje sei que carrego dentro de mim esse dom também. Saber falar, saber ouvir. Lindo!
    Otimo final de semana ^^

    ResponderExcluir
  8. que lindo,adoro seus textos de motivação,voltei pra ficar flor,beijo

    ResponderExcluir